Top Social

Herança Compartilhada - Exposição Fotográfica

Galeria Ibeu convida para a Exposição fotográfica “Herança Compartilhada”, com 22 fotografias de artistas brasileiros e norte-americanos que apresentam as semelhanças e contrastes da formação cultural de Brasil e Estados Unidos

Abertura: 28 de MAIO de 2015 (quinta-feira), às 18h 
Com visita guiada com o curador João Kulcsár

Exposição: 29 de maio a 26 de junho de 2015
(segunda a sexta, de 13h às 19h)



  
A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil levará à Galeria de Arte Ibeu no Rio de Janeiro e mais nove cidades de sete estados do Brasil a exposição “Herança Compartilhada”, com fotos dos festivais que resultaram no livro de mesmo nome lançado em 2013 em parceria com o Sesc SP e o Senac SP.  Na Galeria Ibeu (RJ) a exposição terá início no dia 28 de maio, é gratuita, e ficará na cidade por um mês. Ao todo são 22 fotografias tiradas por fotógrafos brasileiros nos EUA e fotógrafos norte-americanos no Brasil.

O festival “Herança Compartilhada” foi realizado nos anos de 2005, 2007, 2010 e 2011, pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, em parceria com Sesc SP e Senac SP. Através de uma série de exposições, seminários, workshops e palestras, grupos de intelectuais, brasilianistas, estudantes e fotógrafos discutiram as semelhanças e os contrastes da herança cultural de Brasil e Estados Unidos, a partir da presença de indígenas, africanos, europeus e de recentes movimentos migratórios nos dois países.

Em 2013, o Consulado, a Editora Senac São Paulo e o Sesc São Paulo lançaram o livro homônimo que, organizado por Matthew Shirts e João Kulcsár, reúne seis artigos de autores brasileiros e norte-americanos, que analisam, sob diferentes ângulos, as formações culturais de Brasil e Estados Unidos.

As imagens presentes na exposição, de fotos históricas selecionadas dos acervos do Ellis Island Immigration Museum - Nova York e do Memorial da Imigração - São Paulo; e de fotos contemporâneas selecionadas a partir do intercâmbio de fotógrafos durante cada festival, foram escolhidas de modo a incentivar a discussão sobre assuntos comuns aos dois países, relacionados às populações indígenas, aos afrodescendentes e à imigração.

Este primeiro ciclo de itinerância da exposição, com início em abril de 2015 e término em junho de 2017, contempla as cidades de Marília (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP); Vila Velha (ES); Recife (PE); Uberaba (MG); São Luís (MA); São José dos Campos (SP); Salvador (BA) e Viçosa (MG).   

Serviço
Evento: Exposição fotográfica “Herança Compartilhada”
Local: Galeria de Arte Ibeu – Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690 / 2º andar
Abertura: 28 de maio de 2015 (quinta-feira), 18h – Com visita guiada com o curador João Kulcsár
Funcionamento: 29 de maio a 26 de junho, de 2ª a 6ª, de 13h às 19h
Entrada gratuita