19 novembro 2013

Mise en scène - Eloá Carvalho



A proposta deste projeto parte da pesquisa do acervo histórico de imagens da Galeria Ibeu desde os anos de 1950 até os dias de hoje. O passado e o presente da galeria formam “Mise en scène”, exposição pensada especialmente para o espaço.

“Utilizando imagens de vernissages da galeria desde os anos 50, resgato fotos destes períodos e as misturo, construindo através de pinturas e desenhos um lugar de conexão onde essas temporalidades possam conviver”, diz Eloá Carvalho.


“Juntando a essa ideia de criar um espaço onde figuras deslocadas de seu tempo original convivem em um tempo não-linear, quero projetar o público para dentro das pinturas, através de grandes formatos com diversos personagens que chegam à escala humana (1:1). Meus trabalhos foram pensados e projetados para uma montagem de forma instalativa, onde pretendo proporcionar uma experiência ao espectador, gerando camadas de observação – diretas e indiretas – produzidas pelo espelhamento do público com os trabalhos”.

O curador Ivair Reinaldim ressalta que “o termo que dá título à exposição, traduzido de modo literal, significa `colocado em cena’, e seu uso, ao migrar do teatro para o cinema, marca a crescente valorização da figura do diretor como aquele que organiza e controla a construção dramatúrgica como um todo. Assim, torna-se indício de como o olhar autoral de Eloá Carvalho reconfigura personagens de diferentes características e procedências históricas no espaço cênico comum da galeria. Cada trabalho, visto de modo isolado, e mesmo a compreensão do conjunto instalativo das pinturas, explicitam o desejo da artista em compartilhar com seus espectadores esse arranjamento de corpos e coisas pela cena.”

Eloá Carvalho nasceu em Niterói, 1980. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Tem formação em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e frequentou cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dentre suas principais exposições, se destacam: Das coisas que vimos pelo caminho (CCPCM Niterói-RJ/2010), 42º Novíssimos (Galeria IBEU-RJ/2010), Como o tempo passa quando a gente se diverte (Galeria Triângulo-SP/2011), 43º SAC Piracicaba (SP/2011) e XI Bienal do Recôncavo Baiano (BA/2012).


ELOÁ CARVALHO - “Mise en scène”
Curadoria: Ivair Reinaldim
Abertura: 26 de novembro de 2013 (terça-feira), às 19h
Exposição: 27 de novembro > 20 de dezembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h - ENTRADA FRANCA
Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar - Rio de Janeiro – RJ  Tel.: (21) 3816-9473
http://ibeugaleria.blogspot.com