03 setembro 2013

MOVENTES - Bete Esteves


No dia 10 de setembro, às 19h, será aberta a individual Moventes, de Bete Esteves, com curadoria de Humberto Farias. A mostra, que acontece na Galeria de Arte Ibeu, estará aberta à visitação de 11 de setembro a 4 de outubro de 2013, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar. A entrada é franca.

Bete Esteves foi premiada pela Comissão Cultural do Ibeu pelo melhor trabalho do Salão de Artes Visuais Novíssimos, realizado em 2012 - Fumus Boni. O prêmio é a exposição individual que a artista inaugura no próximo dia 10.

Na mostra intitulada Moventes, primeira individual de Bete Esteves, o público poderá conferir os trabalhos que a artista vem desenvolvendo em suportes como vídeo, fotografia, desenho, instalação e dispositivos mecânicos e eletrônicos, fruto de sua investigação sobre máquinas. A artista arquiteta moventes. Em seus trabalhos, lida com a impermanência dos estados da matéria. Seu combustível são ninharias, poeira, gotas de água e movimentos quase imperceptíveis. Em Constelações Solúveis - instalação que alude o cruzeiro do sul -, as estrelas resultam da transpiração das garrafas que deixam registradas sobre a superfície do mármore o desenho de uma estrela. Observação que muda o grau de uma banalidade e convoca o público à percepção fina sobre o mundo.

Para Humberto Farias, curador da exposição: "A exposição Moventes, que Bete Esteves apresenta na Galeria de Arte do Instituto Brasil-Estados Unidos, é fruto de uma investigação artística que lhe valeu o prêmio do Salão de Artes Visuais Novíssimos. Em sua pesquisa, Bete Esteves desenvolve máquinas que oferecem a possibilidade de situações lúdicas, fantasiosas, no meio físico real; máquinas que têm sua função no meio humano deslocada: de produzir serialmente objetos funcionais, para mediar proposições artísticas por intermédio de procedimentos mecânico-poéticos."