2019 | Transfiguração da Matéria - Breves Schmidt



A Diretoria do Ibeu convida para a exposição Transfiguração da Matéria, da dupla Breves Schmidt
Abertura: 05 de fevereiro de 2018, às 18h30
Exposição: 6 de fevereiro a 1º de março de 2019


A Galeria de Arte Ibeu abre a programação de 2019 com a exposição “Transfiguração da Matéria”, da dupla Breves Schmidt, que será inaugurada no dia 5 de fevereiro, às 18h30. Sob curadoria de Marco Cavalcanti, as artistas Claudia Breves e Cecilia Schmidt irão apresentar um ensaio serializado na fronteira entre fotografia e desenho, em sequências tensas e oníricas. A origem das XX obras que serão expostas traz fragmentos de um antigo vitral, que transfigurado pela criação fotográfica passou a ter potencial estético autônomo, como imagem desdobrada.

Partindo deste antigo vitral, a dupla Breves Schmidt constrói uma linguagem específica e instala um processo artístico particular que define direções e poéticas inalcançáveis na fotografia analógica. O processo de transformação e reconfiguração contínua se torna onírico, e as artistas lançam mão do potencial estético, formado pelo inconsciente, para depois torná-lo livre e atemporal. 

“Quando deslocamos o olhar pelas paredes da galeria, percebemos que o tempo das imagens é imanente, liberto da cronologia a fundir lembranças e esquecimentos. Parece que a serialidade executa uma pilhagem no passado, como piratas do tempo”, analisa Marco Cavalcanti.

“Ao desdobrar, multiplicar, serializar e descontruir a antiga matriz em algo surpreendente, a dupla de artistas descobre uma lógica interna e define um processo artístico. É transfiguração da matéria para este frágil tempo em que vivemos”, completa o curador.

Formada em 2011, Breves Schmidt aparece eventualmente nos intervalos das carreiras solo das duas artistas. A dupla já realizou trabalhos na mostra Morar Mais por Menos (2014) e na Feira de Arte Contemporânea, no Espaço Ernani Arte e Cultura (2014).


“TRANSFIGURAÇÃO DA MATÉRIA” – Galeria de Arte Ibeu abre programação de 2019 com exposição da dupla Breves Schmidt

Abertura: 05 de fevereiro de 2018, às 18h30
Exposição: 6 de fevereiro a 1º de março de 2019
Horário de visitação: de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h
(às sextas, de 12h às 18h).
Endereço: Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico – RJ