Top Social

Sinais de Amor e Pinturas Recentes - Marcela Flórido




A Galeria de Arte Ibeu recebe no período de 14 de junho a 8 de julho, a exposição da artista brasileira Marcela Flórido, que desde 2008 vive e trabalha no exterior, com passagens por Londres, New Haven e, atualmente, no Brooklyn, NY.

Em Sinais de Amor e Pinturas Recentes, a artista convidada Marcela Flórido reúne na Galeria Ibeu sete pinturas em grandes formatos. 

“Minha prática entrelaça noções de materialidade, memória e presença. Ao explorar os efeitos psicológicos - alienação, estranhamento, esterilidade - de um mundo constantemente mediado, essas novas pinturas questionam uma política que tem impactos profundos e muitas vezes pungentes sobre o corpo. Em meio a estas questões, eu tento uma abertura: um momento de possibilidade política e artística. A possibilidade do pessoal, equilibrado entre o real e o irreal”, diz a artista.

As pinturas desta exposição visitam memórias pessoais, livros, imagens de mídias sociais, arquivos pessoais, imagens da arquitetura modernista, que se acumulam em camadas finas de tinta e borram suas divisões. A materialidade das obras grava e torna visível sua instabilidade: rabiscos em um espelho embaçado, um objeto inesperadamente sólido que interrompe a sua visão ou então marcas do pincel. Essa tensão espacial insinua-se em narrativas femininas.

Cada camada de tinta produz uma história maior, apresentando ao espectador uma cena através de perspectivas complicadas. Ilusionismo e materialidade convergem, ou pelo menos, assumem um novo relacionamento. E nesta paisagem alterada, o corpo está presente. Distorcidos ou reinventados, esses personagens se misturam com seus ambientes de forma ambivalente, sempre em risco de dissolução.



Marcela Florido - Rio de Janeiro, 1988. Vive e trabalha no Brooklyn/NY. Formada pela Central Saint Martins (2008), The Slade School of Fine Art, Londres (bacharelado, 2012) e Yale University School of Art, CT (mestrado, 2015). Em 2015, a artista recebeu o Prêmio Viridian de Lauren Hinkson, curadora sênior do Museu Solomon Guggenheim, e foi palestrante na Art Basel, em Miami Beach. Seu trabalho foi destaque em publicações como Les Femme Foles e Paglia Revista. Seus próximos projetos incluem exposições na Carl Freedman Gallery, Londres e HEREart em Nova Iorque. Seu trabalho já foi exposto em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França, Emirados Árabes Unidos, Brasil, entre outros.