24 fevereiro 2015

2015 | Paula Scamparini - 3amargem


No dia 2 de março será aberta a individual “3amargem”, de PAULA SCAMPARINI, artista selecionada através do edital do Programa de Exposições Ibeu. A mostra, com curadoria de Fernanda Lopes, acontece na Galeria de Arte Ibeu e está aberta à visitação de 3 de março a 17 de abril, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar. A entrada é franca.

Em 3amargem, Paula Scamparini reúne um recorte da sua produção recente na Galeria IBEU. A mostra apresenta trabalhos realizados entre 2012 e 2015 – todos inéditos na cidade – dando continuidade à pesquisa que a artista paulista, radicada no Rio de Janeiro, vem desenvolvendo, estruturada a partir de investigações acerca da palavra tornada objeto, espaço, imagem e som.

Com fotografias de instalações, e uma instalação pensada para o espaço da Galeria IBEU, a artista propõe diferentes situações ao visitante, incorporando aos lugares por onde passou em residência na França a Copacabana, vista pela ampla janela do espaço expositivo. O bairro é motivo de sua instalação inédita, que propõe três margens a partir das relações internas ao trabalho, o contexto expositivo e o público. Com individuais na Alemanha, Portugal e Áustria, 3amargem é a primeira exposição individual de Paula Scamparini no Rio de Janeiro e foi um dos sete projetos premiados no Edital de Exposições do Ibeu 2014.

Paula trabalha a partir do conceito de paisagem construído sobre os pilares homem, natureza e cultura. As infindáveis relações a serem estabelecidas entre estes pilares, e sua percepção exploratória desta construção, a permitem utilizar tal termo como dispositivo de seus trabalhos.

Ao se deslocar muitas vezes para realizar projetos, suas ações se dão sempre a partir do contexto expositivo, não somente espacial, mas muitas vezes cultural.

A linguagem, elemento central da cultura e definidor do humano, aparece com frequência nas suas tentativas de estabelecer trocas entre o que se manifesta em determinado contexto e a interação da artista com este.


Nesta mostra previu-se mostrar trabalhos fotográficos de instalações realizadas em 2012 na França, durante um de seus deslocamentos voltados para a criação. Se na França o processo de trabalho fora solitário e as palavras exigiram tomar os espaços da cidade, no Rio de Janeiro, as múltiplas falas tomam o espaço expositivo e seus arredores. Acresce-se às fotografias, portanto, uma instalação inédita para a Galeria IBEU, que conta com os elementos familiares à artista – a linguagem escrita, o papel – mas que ganham a presença da mesma linguagem, porém falada, através de transmissão de áudio. A montagem na galeria convida os presentes a olhar para esta paisagem: a Copacabana que a grande janela do espaço expositivo permite ver, e as vidas que habitam essas tantas janelas. A artista pretendeu assim apropriar-se do para si inevitável contexto em que se insere a Galeria IBEU, interferindo nesta paisagem desde o início do preparo deste projeto, ao se aproximar de convivas da Avenida Nossa Senhora de Copacabana para colher relatos e objetos a serem apresentados na Galeria IBEU.

Paula Scamparini tem 35 anos, é paulista radicada no Rio de Janeiro. Formada em Artes pela UNICAMP, e com mestrado e doutorado pela UFRJ, atua como professora na graduação em artes da UFJF e é professora convidada do EAV Parque Lage.

Esta é a 1ª individual que a artista monta no Rio de Janeiro. Dentre as exposições recentes destacam-se as individuais na CAL em Brasília e na GEDOK em Munique, além das coletivas em Viena (Kunstlerhaus) e Portugal (Galeria PAAA e 17ª Bienal de Cerveira). No Rio, no Centro Cultural Helio Oiticica e no Parque das Ruínas. Em 2015 prepara ainda duas individuais para o Carpe Diem Arte e Pesquisa em Lisboa, e para a Galeria GPL em Viena, além de participar de coletiva em Munique na Rathausgalerie.



PAULA SCAMPARINI - “3amargem”  -  Curadoria: Fernanda Lopes
Abertura: 2 de março de 2015 (segunda-feira), às 19h
Exposição: 3 de março > 17 de abril
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h 
Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar - Rio de Janeiro