10 outubro 2014

Deuses Impostores - Frederico Filippi



A Galeria de Arte IBEU inaugura no dia 14 de outubro, às 19h, duas individuais simultâneas dos artistas Frederico Filippi e Mayra Martins Redin, com curadoria de Fernanda Lopes e Bernardo Mosqueira, respectivamente. Os artistas foram premiados no Salão de Artes Visuais “Novíssimos 2013”. As exposições ficarão abertas ao público de 16 de outubro a 7 de novembro, com visitação das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar. A entrada é franca.

Frederico Filippi e Mayra Martins Redin foram premiados pela Comissão Cultural do Ibeu pelos melhores trabalhos do Salão de Artes Visuais Novíssimos, realizado em 2013 – Frederico Filippi pela obra “Estruturalismo Tardio” e Mayra Martins Redin pelo conjunto da obra apresentado. O prêmio é a exposição individual que as artistas inauguram no próximo dia 14.

Em Deuses Impostores, o artista paulista Frederico Filippi apresenta ao público da Galeria IBEU uma abordagem irônica a respeito da deificação da tecnologia tornando possível a transformação de aeronaves e objetos voadores em seres excepcionais, caprichosos e imperfeitos que descenderiam dos céus para perturbar a vida humana. A exposição reúne pinturas, desenho e vídeo que se configuram, em conjunto, como uma coleção de imagens de arquivo antropológico sobre uma mitologia improvisada.

“Se formalmente estes trabalhos parecem não ter muito em comum com Estruturalismo Tardio, premiado na exposição Novíssimos (realizada em 2013 na Galeria Ibeu), eles compartilham o universo de pesquisa a partir do qual aquele trabalho e minha produção vem se construindo”, aponta Frederico Filippi.

“A relação com a noção de história é motor da produção mais recente do artista, interessado em diálogos com estudos de etnólogos como Claude Lévi-Strauss e Eduardo Viveiros de Castro, que estudaram o Centro Oeste e a Amazônia brasileira. Para Frederico Filippi, a história é fortemente marcada pela ideia de construção, e se dá na relação, deixando de lado verdades absolutas e movimentos fechados de causa e efeito”, aponta Fernanda Lopes, curadora da exposição.



FREDERICO FILIPPI - "Deuses Impostores"
Abertura: 14 de outubro de 2013 (terça-feira), às 19h
Exposição: 16 de outubro > 7 de novembro de 2014
Horário de visitação: segunda a sexta, das 13h às 19h
Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar - Rio de Janeiro – RJ  
Tel.: (21) 3816-9473