Top Social

Thomaz Meanda | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online


Morte residual
Tríptico - Lápis dermatográfico s/ papel brilhante
60x146cm (2020)


Thomaz G. Meanda (@thomazgmeanda), paulista, vive atualmente na capital de São Paulo, atua nas áreas de artes plásticas trabalhando principalmente com a linguagem do desenho. A maior parte de sua produção se concentra no tema de questões existenciais da natureza humana. 

Sua primeira tela datada em 2000, foi resultado das primeiras aulas de pintura num curso livre com Alfonso Ballestero São Paulo, e, desde então estudou com alguns renomados professores como Dudi Maia Rosa, Magnolia Costa, Hoje em dia utiliza muitas técnicas diferentes dependendo do assunto que está tratando.

O artista participa do Salão com uma série de desenhos.


Texto do artista sobre as obras:

Medo, vazio, morte, vida e saudade são os temas explorados nessa série de cinco trabalhos, cada um sendo um tríptico. Objetos cotidianos funcionam como uma poesia visual. Existe um balanço, uma cadência um ritmo quando se passa de uma obra para a outra. Mais do que se finalizar em uma explicação ou algo do gênero, a obra abre portas para novas poéticas.

Não gosto de finalizar uma obra ou uma série em explicações, gosto do caráter delas de deixar uma porta aberta para novas interpretações, para novas poesias. 

Posso dizer que trabalho com aquilo que me toca, aquilo que me chama atenção em um ímpeto existencial. Seja uma hora pessoas a beira da sociedade e como elas são desumanizadas e tiradas a voz. Isso me machuca, isso me toca. Me toca também os problemas psicológicos que todos passamos, pânico, ansiedade, uma frustração constante em como o mundo é construído e como ele funciona. E como todo esse mundo difere dos nossos anseios mais puros. Acho que posso dizer que trabalho com questões existenciais. Pessoais e coletivas. Espero sempre de uma obra que ela me ensine algo novo, entro na abertura da novidade e me deixo levar para enfrentar o que for preciso e sair do outro lado mais enriquecido como humano. Espero que as obras passem esse processo e que possam ajudar outros a verem a si mesmos também. 

Trabalho com poesias visuais, com o coração no realismo fantástico.


Medo residual
Tríptico - Lápis dermatográfico s/ papel brilhante
120x168cm (2020)



Saudade residual
Tríptico - Lápis dermatográfico s/ papel brilhante
61x73cm (2020)


Vazio residual
Tríptico - Lápis dermatográfico s/ papel brilhante
60x125cm (2020)



Vida residual
Tríptico - Lápis dermatográfico s/ papel brilhante
60x147cm (2020)