Top Social

Myriam Glatt | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

 


Ordem e progresso
Políptico de 4 esculturas de parede | 37x150x4cm (37x32x4cm cada)
Pintura acrílica sobre papelão cortado com abas | 2020


Myriam Glatt (myriamglatt) vive e trabalha no Rio de janeiro. Formada em arquitetura pela Santa Ursula R.J., pós-graduada em arte\filosofia Puc R.J. (2014). Estudou arte no San Francisco Art Institute, no Santa Barbara City College, Ca USA (83/84), pintura/teoria na EAV Parque Lage-R.J, com Charles Watson (95/97), João Magalhães, Ivair Renaldim, Daniel Senise, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos (2008 a 2013). Participou de grupo de estudos dos curadores Marcelo Campos (2015), Daniela Labra (2017), Keyna Eleison (2018) e Marisa Flórido (2019). Acompanhamento Ivair Reinaldim e  Pollyana Quintella (2020).

A artista participa do Salão com uma série de esculturas de parede.


Texto da artista sobre as obras:

A obra ORDEM E PROGRESSO (2020), feita exclusivamente para o Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online, opera uma desconstrução dos elementos que compõem a bandeira nacional: losango, esfera, faixa e estrelas. Cada um deles é pintado em sua cor original, mas já separados e desmembrados de seu contexto original. O que se realiza é um processo de decupagem da bandeira, questionando a eficácia dos ideais projetados por ela no presente. 

Mas não se trata apenas de comentário crítico. A obra é também um exercício de composição que interpreta esses elementos a partir de sua vocação geométrica e abstrata. Além disso, há alguns anos, minha pintura se realiza sobre suportes de embalagem e outros materiais de descarte. Em ORDEM E PROGRESSO é possível notar que o suporte para a pintura são caixas de “pizzas” abertas, cujas abas agregam informação plástica para o trabalho, projetando-o para além do bidimensional.  Na quarentena, esse processo se intensificou, pois comecei a coletar meus próprios descartes, reunindo caixas de diversos materiais que estavam disponíveis na minha própria casa. 




Principais individuais: Arquiteturas Instáveis- Candido Mendes, curadoria Paulo Sergio Duarte (2020), Plano Pictórico Piloto - Museu dos Correios Brasília, curadoria Ivair Reinaldim (2019, Descartes - Centro Cultural Correios RJ, texto curatorial Mario Gioia (2018), Descartes - Centro Cultural Correios SP, curadoria Keyna Eleison (2017), Tempo, da contenção à expansão - CCJF, curadoria Isabel Sanson Portella (2017), Coletivos, manchas e contornos - Galeria TAC, curadoria Mário Gioia (2015);

Principais coletivas: 11º Salão Artistas sem Galeria – Galeria Zipper SP (premiada em 3º lugar), Galeria Lona SP, Galeria Murilo Castro BH , curadoria Celso Fioravante (2020); Nas Àguas que se Escondem - Espaço Cultural Correios Niterói, curadoria Marisa Flórido (2019), Paralela Eixo – Reserva Cultural Niterói (2019), ArteFormatto – Espaço Bossa Nova SP, curadoria Gisele Rossi e Lica Pedrosa (2018) Ocupação corredor cultural CCBB/Casa França Brasil/ Correios RJ – Curador Paulo Branquinho (2018); Carpintaria para Todos - curadoria Marcelo Campos, Bernardo Mosqueira e Luisa Duarte (2017); Fora da Ordem – Parque das Ruinas (2017) Circuito Interno fevereiro - Fabrica Bhering (2017); Qual é o seu link ? – Centro M. Calouste Gulbenkian, curadoria Lucia Avancini (2015 );  Onde estou - Galeria Tac Galpão, curadoria Marcelo Campos (2013).

Premiações: 
2020 – 11o Salão Artistas sem Galeria - Galerias Zipper, Lona SP e Murilo Castro BH – 3º Lugar

Acervos – particulares - Colecionadores Claudio Valansi , Sabina Matz,  Zé Ronaldo 
Instituições - Centro Cultural Correios RJ, SP e Universidade Federal do Espírito Santo

Leilões Beneficientes virtuais 2020- Nelson Sargento, curadoria Gloria Ferreira 
CUFA(Central Única das Favelas) – Galeria Úmida, curadoria Carlos Bertão