Top Social

Rodrigo Westin | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

 


Mais uma, menos uma. Série Vazios da quarentena
Técnica mista sobre tela | 20x30cm. (2020)



Rodrigo Westin (@rodrigowestin) é Doutorando em Artes Visuais – Linha de pesquisa: Poéticas Interdisciplinares (PPGAV/UFRJ), Mestre em Communication Design (Central St. Martins – London School of Arts) e  graduado em Desenho Industrial (Escola de Belas Artes - UFRJ). Participou das coletivas Arte como Respiro (Itaú Cultural, SP, 2020); Bienal da Escola de Belas Artes - Diversidade (Paço Imperial, RJ, 2019); Impermanências (Centro Cultural da Light, Rj, 2018); Suburzona de Conforto (Galpão PPGAV, RJ, 2017); Bienal da Escola de Belas Artes UFRJ (Museu de Belas Artes, RJ, 2017); Hiperorgânicos / NANO UFRJ / (Museu do Amanhã, RJ, 2017); Políticas Incendiárias (Centro Cultural Hélio Oiticica, RJ, 2017); Imaginar o Real #16artporto (OMuseu - Porto, Portugal, 2017).

O artista participa do Salão com uma série de trabalhos em técnica mista.



Texto do artista sobre as obras:

Na série Vazios da quarentena, o presente se apresenta na neblina das manchas pictóricas, velando a paisagem para habitar o vazio do homem. Nas camadas de imagens sobrepostas, desconstruções de imagens figurativas orbitam o espaço como se flutuassem sem propósito para desfazer seus significados e só pertencerem à poesia que reside no momento que a pintura captura.

Estes trabalhos foram realizados durante a experimentação dos vazios gerados durante a pandemia do Covid em 2020 em relação à falta de respeito entre as pessoas.

As questões sugeridas referem-se também ao vazio deixado pela ausência dos hábitos, dos encontros, pela angústia de se sentir à deriva das notícias, fragilizado e impotente diante de algo sem solução aparente, pela sensação estranha de saber que
algo nocivo e invisível vaga lá fora e pela eminência da morte antecipada.

O vazio aqui é utilizado num contexto político indignado já que enquanto a recomendação mundial é o resguardo em casa, algumas atitudes humanas contrariam a alteridade e co-existência empática. O posicionamento que motiva a expressão das pinturas é que todo instante provocado para ser contagioso é no mínimo egoísta.




Espera. Série Vazios da quarentena
Técnica mista sobre tela | 20x30cm. (2020)


Lebloners em festa. Série Vazios da quarentena
Técnica mista sobre tela | 30x40cm. (2020)


Jovem fascista na porta do planalto. Série Vazios da quarentena
Técnica mista sobre tela | 20x30cm. (2020)


Instante egoísta contagioso. Série Vazios da quarentena
Técnica mista sobre tela | 20x30cm. (2020)