Top Social

Mariane Germano | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

 


Da figuração à abstração | Videoarte, 1m35s | 2020


Mariane Germano (@marigerrmano) tem 23 anos e é estudante do curso de Letras - Português/Literaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como arte-educadora em museus e instituições culturais, e também como crítica de arte e cinema.

Em sua formação, Mariane desenvolveu projetos de Curadoria na Escola Sem Sítio e de Narrativa e Roteiro Audiovisual na Casa Guilherme de Almeida e na Roteiraria (2020). Ainda no segmento do audiovisual, a artista trabalhou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na Revista Desvio e na produção do curta-metragem Sugar Rush (2019).

Mariane Germano participa do Salão com um trabalho em vídeo.



Texto da artista sobre a obra: 

A videoarte “da figuração à abstração” nasce do poema autoral, de mesmo título, publicado pela Editora Urutau no livro “o homem que capturou areia entre os dedos e alega ter parado o tempo brevemente” em agosto de 2020. Inspirado por Mondrian, o movimento de Stijl, e mais especificamente, a pintura “Broadway Boogie Woogie”, o vídeopoema pretende trabalhar a questão da representação nas artes visuais à partir do poema declamado em voice-over, procedimento que busca uma linguagem em movimento inspirada na obra cinematográfica de Jean-Luc Godard. Realizado no período da pandemia, o curta se apropria de imagens e materiais disponíveis em domínio público na internet, que passam por um processo de animação para flexionar símbolos próprios à história da arte, como os museus e os antigos gabinetes de curiosidades, assim como a outras linguagens artísticas: o cinema e a poesia. Já quase ao fim, o curta chega ao ápice ao explorar o maior dispositivo de representação moderna, o vídeo em movimento, que se apaga para contrapor ao momento de máxima abstração no filme, no qual só é possível representar em poesia. As legendas finais, que piscam como em aviso, dizem: “tem coisa que só nos poemas”.

Link para o trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=e90whmJX0n8