Top Social

ALTAR - Fabi Cunha

 

Galeria Ibeu convida para a inauguração da mostra ALTAR, exposição individual da artista Fabi Cunha, com curadoria do escritor e artista visual Jozias Benedicto. Em exibição, pinturas de grandes formatos e objetos/instalações elaborados pela artista a partir de madeiras e resíduos coletados na Mata Atlântica.

Assim Fabiana descreve seu processo criativo: “sua inspiração é a natureza, onde a artista se conecta com o divino e encontra paz interior”. Mais que uma fé em ritos formais de religiões institucionalizadas, a artista navega em pensamento e sensibilidade e encontra a sua conexão com o divino através da natureza e da arte. As pinturas consistem em figuras de folhas, passarinhos, borboletas e santos, em meio a abstrações muito coloridas, “massas de cor e raios de luz, que apontam para um progressivo desprendimento da forma”, inspiradas na luxuriante paisagem que a circunda em sua casa/ateliê na serra fluminense.

A instalação “Altar”, que sintetiza a pesquisa de Fabiana e dá nome à mostra, é uma instalação viva que desafia os visitantes à participação, já que a permanência da vida das plantas no Altar depende dos visitantes que façam um pequeno gesto, regando-as com os borrifadores que a artista deixa à sua disposição. Para o curador, “a mensagem da artista é que todos podemos fazer pequenos gestos e com estes pequenos gestos contribuirmos muito para a vida, para a sobrevivência da humanidade e do planeta”. A preocupação ecológica de Fabiana se evidencia também em sua escolha de tintas e pigmentos com menor toxicidade, lembrando que a palavra ecologia tem origem no grego oikos, que significa casa.


Serviço:

ALTAR - Fabi Cunha
Curadoria Jozias Benedicto
Inauguração: 17 de julho de 2024, às 18h
Visitação: 18 de julho a 9 de agosto
Horário: segunda a quinta, de 13h às 19h; sextas, de12h às 18h.

Galeria Ibeu - Rua Maria Angélica, 168 - Jardim Botânico, RJ