Top Social

Para sempre até - Claudia Tavares e Renata Cruz



A exposição “Para sempre até”, das artistas Cláudia Tavares e Renata Cruz, com curadoria de Jozias Benedicto, teve como inspiração uma residência rtística na Vila de Paranapiacaba, São Paulo, no topo da Serra do Mar, em plena Mata Atlântica, que as artistas vivenciaram em 2017. A imersão na floresta, associada às leituras e debates, foram o ponto de partida para a elaboração, pelas artistas, deste projeto que foi selecionado pela Galeria IBEU.


Uma frase da escritora uruguaia Fernanda Trías, “O mundo cai em pedaços, mas só aos pedaços se constrói algo”, descreve a proposta das artistas, inventando, para os visitantes da exposição, um novo mundo com suas memórias e seus registros da floresta. Os desenhos de Renata, de sua série “Para sempre um dia”, saltam das paredes e se unem, arquitetando “árvores”, criando caminhos entre os quais o espectador pode passear e fazer suas descobertas. As fotografias e os objetos que Cláudia recolhe e ressignifica se espalham pelas paredes, como corpos celestes ancorados a um horizonte de palavras, os “até”.

Com sensibilidade e esmero, as artistas nos convidam a entrar neste mundo que construíram e que respira, vivo, no espaço expositivo - e é interessante lembrar que a galeria fica a uma pequena caminhada de trilhas que nos levam à Floresta da Tijuca, a terceira maior floresta urbana do mundo.


Serviço :
“Para sempre até” - Exposição individual simultânea das artistas Cláudia Tavares e Renata Cruz
Curadoria: Jozias Benedicto
Galeria Ibeu - Rua Maria Angélica, 168 - Jardim Botânico, RJ
Abertura para convidados: 8 de maio, das 18h às 21h

Visitação: 9 a 31 de maio de 2024
Horário de visitação: segunda a quinta, de 13h às 19h; sextas, de 12h às 18h.
Entrada franca - sem restrição de idade