Top Social

Fava da Silva | Artista participante do 1° Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

 


Estratégia para habitar o agora 1
Látex sobre parede | 300x440cm (2020)


Fava da Silva (@@favadasilva) é carioca, vive e trabalha em Buenos Aires. Em seu trabalho explora imagens que povoam suas memórias e imaginário relacionadas à sua infância e trajetória enquanto mulher e artista. Estudou artes na School of Visual Arts de Nova York, no Parque Lage (RJ), frequentou o ateliê de pintura da artista Leonora Weissmann, além do bacharelado e mestrado na área de cinema. Participou de exposições individuais e coletivas na Galeria Lanzallamas (Buenos Aires), na Galeria NYC (NY), na Casa Azeitona (BH), no Centro Cultural dos Correios (Juiz de Fora e Niterói), Greenpoint Gallery (NY), entre outros. Em 2018 foi contemplada no edital municipal de incentivo à cultura de Belo Horizonte com um prêmio para realização de residências artísticas em Lisboa (Associação Cultural Zaratan) e Buenos Aires (R.A.R.O). Em 2014, teve suas gravuras publicadas na revista belga Actuel.


A artista participa do Salão com uma série de pinturas site-specific.


Texto da artista sobre o trabalho:

"Estratégia para habitar o agora" é um conjunto de quatro pinturas, site-specific, realizadas durante a pandemia, momento em que me encontro especialmente interessada na relação tempo-espaço. Neste trabalho parto de fotografias como referência, sem me preocupar com a transposição da cor ou do ângulo fotográfico e represento nas paredes do terraço os mesmos objetos e personagens que o habitam, além dos cachorros da minha mãe que se fazem presentes através de mensagens recebidas quase que diariamente por WhatsApp.

Esse processo amplia meu lugar de trabalho, me impulsa no movimento de apropriação desse território (espaço possível de exploração durante a quarentena) e talvez possibilite alguma comunicação com os vizinhos do entorno.



Estratégia para habitar o agora 2
Látex sobre parede | 200x245cm (2020)



Estratégia para habitar o agora 3
Látex sobre parede | 200x310cm (2020)



Estratégia para habitar o agora 4
Látex sobre parede | 138x125cm (2020)



Estratégia para habitar o agora 
Registro panorâmico