Top Social

2010 | Homenagem a Esther - Texto de Cezar Antonio Elias

A presente exposição, com obras do Acervo do Ibeu, é uma homenagem a Esther Emilio Carlos. “Une Grande Dame”, figura ímpar e expressiva no contexto de nossas artes plásticas. Foi curadora da Galeria de Arte Ibeu, de 1988 a 2009, quando se afastou, infelizmente, por motivos de saúde, falecendo em 12 de maio de 2010. As suas qualificações pessoais, a sua sólida formação acadêmica e o seu extraordinário discernimento crítico permitiram não só a descoberta de novos valores, como também o incentivo àqueles que julgava potencialmente talentosos.

Esther foi exemplo edificante para todos aqueles que tiveram o privilégio de sua amizade e de seus conselhos. Dinâmica, sensível e humana, jamais se deixou abalar pelos elogios e honrarias fáceis e artificiais, repudiando sempre os fatores estranhos que pudessem mascarar os atributos de sua independência crítica, que defendia com rigor e honestidade. O progresso e o prestígio da Comissão Cultural estão intimamente ligados ao seu nome. Somos profundamente gratos pelo seu constante trabalho, dedicado unicamente para o aprimoramento dos nossos artistas.

Que a sua graça em Deus, seja a sua graça entre os homens.
Basta existir para se ser completo. (Fernando Pessoa)

Cezar Antonio Elias
Presidente da Comissão Cultural do Ibeu

Galeria Ibeu 50 anos: A contribuição de Esther Emilio Carlos


A Galeria de Arte Ibeu comemora os seus 50 anos apresentando a exposição “GALERIA IBEU 50 ANOS: A Contribuição de Esther Emilio Carlos”, uma homenagem à crítica de arte e ex-curadora do Ibeu, falecida este ano. A exposição será aberta na mesma data da inauguração oficial da Galeria Ibeu em 1960: dia 19 de outubro, às 20h. A mostra estará aberta à visitação de 20 de outubro a 26 de novembro de 2010, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Av. N. Sra. de Copacabana, 690 - 2º andar. A entrada é franca.

A exposição comemorativa é composta por obras do Acervo Ibeu, além de materiais e catálogos do período em que Esther Emilio Carlos era curadora geral da Galeria Ibeu (de 1988 a 2009). A Comissão Cultural fez um recorte do Acervo, selecionando 20 obras de artistas representativos da arte contemporânea. O Ibeu apresentará, também, a sua última aquisição: uma obra de Mestre Didi, pertencente ao acervo pessoal de Esther, gentilmente doada por sua família.

Programa de Exposições 2011

Resultado final:

Artistas selecionados para o Programa de Exposições Galeria Ibeu 2011:

- Flávia Junqueira (SP)
- Gisele Camargo (RJ)
- Rodrigo Mogiz (MG)
- Júnior Suci (SP)
- Leila Danziger (RJ)

Os portfolios de todos os inscritos não selecionados devem ser retirados, impreterivelmente, até 20 de dezembro de 2010, no Centro Cultural do Ibeu (Av. N. Sra. Copacabana, 690 - 11º andar - Copacabana, RJ), de segunda a sexta, no horário de 9 às 18h, conforme previsto no item 3.3. de nosso Edital.





A Galeria de Arte Ibeu faz saber que, durante o período de 5 de outubro de 2010 a 5 de novembro de 2010, estarão abertas as inscrições para o Programa de Exposições 2011 que contemplará 5 propostas de Exposições Individuais a serem realizadas na Galeria de Arte Ibeu no período de janeiro de 2011 a março de 2012.

A Galeria de Arte Ibeu foi inaugurada em 1960 na sede do Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU, instituição de ensino de língua inglesa, localizada no bairro de Copacabana, no Estado do Rio de Janeiro. A Galeria tem como perfil, desde sua fundação, promover exposições e eventos relacionados à produção contemporânea de arte. Todas as atividades da Galeria visam à classificação etária livre.

O presente edital tem como objetivo apresentar um recorte da produção artística contemporânea e fomentar a discussão sobre a diversidade poética e a pluralidade de temas e suportes acionados pelas linguagens contemporâneas.


Documentos para download via GOOGLE DOCS:
Edital
Ficha de Inscrição
Planta Baixa Galeria


Documentos para download via SCRIBD:
Edital
Ficha de Inscrição
Planta Baixa Galeria